Israel lança ataques retaliação contra o Irã

 


Na noite de sexta-feira, 25 de outubro, o Exército de Israel confirmou que está realizando "ataques direcionados contra alvos militares" no Irã. A mídia estatal iraniana relatou várias explosões na capital, Teerã, mas ainda não se sabe exatamente quais locais foram atingidos.
A Casa Branca entende que Israel está agindo em autodefesa e em resposta à ofensiva do Irã em outubro. No entanto, uma fonte do Pentágono afirmou que os EUA não estão envolvidos no ataque, embora tenham sido informados previamente sobre os planos de Israel.

Antecedentes do Conflito
Em 7 de outubro de 2023, o grupo palestino Hamas realizou ataques a Israel, matando cerca de 1.200 pessoas e levando 250 reféns para Gaza. Desde então, os ataques de Israel ao território palestino resultaram em mais de 42.840 mortos em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde administrado pelo Hamas.

Reações
Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, anunciou os ataques em um vídeo. Já Behnam Ben Taleblu, membro sênior da Fundação para a Defesa das Democracias, afirmou que a população iraniana está demonstrando receio nas redes sociais.

Expansão do Conflito
Nas últimas semanas, o conflito escalou em direção ao Líbano, onde Israel realiza ofensiva contra o grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã. O exército israelense afirmou que está totalmente mobilizado para defender o Estado de Israel e seu povo.

Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Siga nossas redes Sociais:


0/Post a Comment/Comments

Obrigado por participar!