O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, aceitou o convite do presidente Lula (PT) para se tornar o novo ministro da Justiça. A informação foi confirmada pelo blog e ainda será anunciada publicamente. Lewandowski, que se aposentou da Corte em abril de 2023 aos 75 anos, substituirá Flávio Dino no Ministério da Justiça.
A decisão foi tomada após uma reunião entre Lewandowski, Lula e Flávio Dino na noite desta quarta-feira (10). O ex-ministro do STF era o nome favorito do presidente para assumir o cargo.
A agenda oficial da Presidência da República revela que Lula terá outra reunião com Flávio Dino e Lewandowski na manhã de quinta-feira (11). O anúncio oficial da nomeação deverá ser feito logo em seguida.
Flávio Dino, atual ministro da Justiça, deixará o cargo para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal em fevereiro.
Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, e Jorge Messias, advogado-geral da União, foram outros nomes cotados para substituir Dino. Cappelli, favorito para o cargo, manifestou a intenção de não assumir outra posição, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, indicando que Lewandowski pode indicar alguém próximo para a vaga de secretário-executivo. A transição no Ministério da Justiça promete ser acompanhada de perto pelos observadores políticos.
Postar um comentário
Obrigado por participar!