Após a abertura das comportas das barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, o nível dos rios que cortam a região começou a baixar nesta quarta-feira (8). Segundo o monitoramento da Defesa Civil, as barragens deixaram de verter água por volta das 9h da manhã. A medida visa reduzir o risco de alagamentos nas cidades ribeirinhas, que já sofrem com as chuvas intensas dos últimos dias.
A situação mais crítica é em Rio do Sul, onde o rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 9,41 metros às 13h, ultrapassando o nível de emergência de 8,5 metros. Cerca de 3 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas na cidade, que decretou situação de calamidade pública. O prefeito José Thomé pediu ajuda ao governo do Estado para o envio de recursos e equipes de apoio.
As outras cidades que também estão em situação de emergência são: Agronômica, Aurora, Ibirama, Laurentino, Lontras e Presidente Getúlio. A Defesa Civil estadual informou que está monitorando a situação e que já enviou kits de higiene, colchões, cobertores e cestas básicas para as famílias afetadas. O órgão também alertou para a possibilidade de deslizamentos de terra nas áreas de encosta.
Postar um comentário
Obrigado por participar!