Operação do Gaeco em 16 cidades de SC prende 35 suspeitos e cumpre 48 mandados de busca

 

Nesta quinta-feira (10), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) realizou uma operação de grande envergadura, denominada "Maserati III", em 16 cidades de Santa Catarina, com o objetivo de combater uma perigosa facção criminosa originária de São Paulo. A ação resultou na prisão de 35 suspeitos e no cumprimento de 48 mandados de busca e apreensão.

As investigações que culminaram na operação "Maserati III" foram iniciadas em 2020, na cidade de São Miguel do Oeste, no oeste do estado catarinense. A primeira fase da operação ocorreu em fevereiro de 2021, resultando em 142 prisões e 142 buscas e apreensões, que se estenderam por seis estados. A segunda fase, ocorrida em fevereiro deste ano, concentrou-se na região da fronteira entre Santa Catarina e a Argentina, desmantelando um grupo envolvido na facilitação do tráfico de drogas através do território.

Nesta terceira fase da operação, as equipes do GAECO, comandadas pelo Ministério Público de Santa Catarina, mobilizaram um total de 247 agentes e 84 viaturas para o cumprimento dos mandados. A ação se desdobrou em três estados: Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

As cidades alvo dos mandados de busca e prisão incluem Florianópolis, Corupá, Jaraguá do Sul, Joinville, Barra Velha, Itajaí, Criciúma, Pouso Redondo, Caçador, Concórdia, Irani, Xaxim, Chapecó, Campo Erê, Pinhalzinho e Anchieta.

Ao longo das diligências, foram apreendidos cerca de dois quilos de maconha, equipamentos eletrônicos e documentos que podem ser cruciais para o avanço das investigações. Um indivíduo foi preso em flagrante, enquanto outros 35 foram detidos preventivamente.

O Ministério Público de Santa Catarina destacou a importância da operação "Maserati III" no combate ao crime organizado no estado. Em comunicado oficial, ressaltou o empenho conjunto das forças de segurança e a dedicação na aplicação da lei para garantir a segurança da população e a integridade do Estado.

A operação demonstra a contínua determinação das autoridades em enfrentar o crime organizado, desarticulando grupos criminosos e trazendo mais tranquilidade aos cidadãos de Santa Catarina.

0/Post a Comment/Comments

Obrigado por participar!