Santa Catarina Enfrenta Frio Intenso no Segundo Final de Semana do Inverno

Frio intenso marca o segundo final de semana do inverno em SC

Santa Catarina – O segundo final de semana do inverno em Santa Catarina promete ser marcado por um frio intenso, conforme alerta da Defesa Civil estadual. A chegada de uma massa de ar frio de origem polar está prevista para trazer temperaturas abaixo de 0°C nas regiões serranas e próximas de 10°C nas demais áreas do estado.

Previsão de Temperaturas

O resfriamento começará a ser sentido a partir desta quinta-feira (27), com temperaturas próximas de 0°C nas regiões da Serra e do Meio-Oeste, e entre 5°C e 10°C na maior parte do estado. As manhãs serão marcadas por nevoeiro e geada, com temperaturas subindo gradualmente durante o dia, alcançando entre 14°C e 19°C.

  • Quinta-feira (27): Marcas próximas de 0°C nas áreas serranas e do Meio-Oeste; 5°C a 10°C nas demais regiões.
  • Sexta-feira (28): Passagem de uma frente fria rápida trazendo chuvas fracas à tarde e à noite.
  • Sábado (29) e Domingo (30): Massa de ar polar avança, causando queda brusca nas temperaturas. Amanhecer de domingo com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C no Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, podendo chegar a -2°C a -4°C no Planalto Sul e Meio-Oeste. Nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, entre 2°C e 8°C com ampla formação de geada.

As temperaturas começarão a subir gradualmente a partir de segunda-feira (1º), indicando o enfraquecimento da massa de ar polar.

Riscos à Saúde

A Defesa Civil alerta para os riscos que o frio intenso pode trazer à saúde, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e a hipotermia. Algumas recomendações são:

  • Atenção com a população vulnerável: Idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
  • Cuidado com animais domésticos: Abrigá-los durante as noites mais frias.
  • Vestimenta e hidratação: Agasalhar-se bem e beber bastante água.
  • Evitar aglomerações: Manter a higiene das mãos e evitar locais fechados e com muita gente.

Este período exige cuidados adicionais para garantir a saúde e a segurança de todos os catarinenses, especialmente aqueles em situação mais vulnerável.

 

0/Post a Comment/Comments

Obrigado por participar!