Itajaí, 21 de janeiro de 2024 - O Semasa, responsável pelo abastecimento de água em Itajaí e Navegantes, alertou sobre uma situação crítica devido ao alto nível de turbidez na água. A dificuldade no tratamento, juntamente com o elevado consumo, levou ao esvaziamento dos reservatórios.
A turbidez da água captada do Rio Itajaí-Mirim atingiu um pico 25 vezes acima do limite padrão na sexta-feira (19), causando problemas no tratamento. A autarquia pediu que os consumidores economizem água, pois a baixa pressão e a falta d'água podem ocorrer em qualquer bairro das duas cidades.
Devido ao excesso de turbidez, o sistema enfrenta interrupções frequentes para limpezas de filtros e decantadores. Os principais reservatórios de Itajaí, na ETA São Roque, estavam em cerca de 20% da capacidade no sábado de manhã.
"A situação pode ser aliviada com a colaboração da população, que deve adiar todas as atividades não essenciais que consumam água, especialmente enchimento de piscinas, grandes lavagens de imóveis e calçadas, e afins", solicitou o órgão.
O Semasa prevê a normalização da situação durante a madrugada de domingo (21), à medida que o nível de turbidez diminui ao longo do sábado.
Postar um comentário
Obrigado por participar!