Defesa Civil divulga lista atualizada de áreas atingidas por alagamentos e inundações, Documento pode ser importante para pessoas que foram afetadas

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 fesa Civil de Itajaí divulgou uma declaração nesta segunda-feira (16) com uma lista atualizada das áreas atingidas por inundações graduais e alagamentos no município entre os dias 4 e 12 deste mês. A lista inclui 259 ruas afetadas e pode ser acessada no site da Defesa Civil para consulta.

Se sua rua foi afetada e não está na lista, os moradores são orientados a enviar um e-mail para dcatendimento@itajai.sc.gov.br. Devem fornecer um documento de identificação com foto, comprovante de residência e fotos do imóvel afetado para comprovação.

Essa declaração da Defesa Civil de Itajaí é um documento importante para comprovar a ocorrência de eventos adversos no município. Ele pode ser usado para acionar seguros, justificar ausências no trabalho e outros fins relacionados aos impactos das inundações.

Além disso, a informação destaca que todas as pessoas que estavam nos abrigos municipais retornaram para suas casas no início da tarde desta segunda-feira. Ao todo, 663 pessoas foram atendidas em seis abrigos ativados durante as inundações e alagamentos. Kits com itens de higiene, limpeza e alimentos foram distribuídos, doados pela população.

Também é mencionado que o Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) suspendeu o regime de uso racional da água nesta segunda-feira, conforme previsto na Instrução Normativa 04/23. Essa instrução estipulava ações de fiscalização e autuações por desperdícios em áreas não afetadas por alagamentos. A suspensão leva em consideração a normalização do sistema de captação e tratamento de água.

No entanto, a população é orientada a continuar colaborando com a economia de água, visto que a normalidade é considerada uma situação temporária, e a região ainda enfrenta um período de chuvas fortes, que pode alterar as condições do rio Itajaí-Mirim a qualquer momento.

O Estado de Emergência Hídrica do município, decretado pelo prefeito Volnei Morastoni, continua em vigor e permite ao Semasa tomar medidas destinadas à prevenção e mitigação dos efeitos do desabastecimento, incluindo a requisição de veículos, equipamentos, materiais e servidores públicos, bem como a aquisição emergencial de insumos para atender aos serviços essenciais.

 

 

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